Ponto de encontro para quem curte Educação e tecnologias

Professor(a), se você acredita que é um(a) "eterno(a) aprendiz", não perca a oportunidade de renovar e ampliar seus conhecimentos. Inscreva-se nos cursos que a equipe do NTE em parceria com o MEC/SE-RS trazem até nossa região. O objetivo desse trabalho é lhe proporcionar novas possibilidades de ação em sua prática pedagógica, a partir do conhecimento do software Linux Educacional e da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

NTE vai às escolas....

Hoje, 21 de outubro, estivemos em 4 Irmãos para uma sensibilização junto aos professores, com dicas quanto ao uso da Sala de Aula Digital, Linux Educacional, entre outros. Agora aguardamos estes docentes para que no próximo ano participem do  Curso de Introdução à Educação Digital.

----------------------------------------------------
A partir do dia 21 de setembro, a Equipe do NTE iniciará Curso IED 40 horas,  em Três Arroios. Participarão professores das cidades de Severiano de Almeida, Aratiba e Mariano Moro. Os encontros acontecerão  às terças feiras, durante todo dia, até  26 de outubro.
-----------------------------------------------------------------
Esta semana temos dois encontros de formação com professores da região: o primeiro será amanhã, dia 03 na cidade de Estação, incluindo convite para Erebango, Floriano Peixoto, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul e Quatro Irmãos. Porém só enviaram inscrições os municípios de Estação e Getúlio Vargas. Os trabalhos serão realizados na Escola Francisco de Assis. Já no dia 05 será a vez do Polo de Jacutinga receber o NTE. Aqui o convite foi estendido para Jacutinga, Ponte Preta,
Campinas e Cruzaltense, e todas   enviaram inscrições.
A formação será na Escola Érico Veríssimo.

----------------------------------------------------------------------------------------------
Na semana em que os alunos já estão de férias, as escolas aproveitam para capacitar seus professores dentro das Jornadas Pedagógicas. Por isso, no dia 21 de junho o Colégio Érico Veríssimo convidou a Equipe do NTE para uma sensibilização junto aos professores. Na parte da manhã, tiveram noções básicas sobre o uso de blogs como postagens de fotos e comentários. Além disso, puderam conhecer o site Portal do Professor e explorar as inúmeras possibilidades que ele oferece. Também puderam navegar por outro interessante site educacional: "Só português", Só Matemática, Só Biologia, Só Ciências, etc.
Pela parte da tarde, os participantes tiveram noções básicas de informática, abriram conta de e-mail, enviaram e responderam mensagens, explorando recursos do correio eletrônico.Desta forma, os professores puderam vislumbrar algumas das possibilidades para uso da sala de aula digital, uma vez que, as tecnologias invadiram também o ambiente escolar e incorporar os recursos tecnológicos hoje é uma necessidade.


-----------------------------------------------------------------------------

no dia 22, pela manhã,  foi a vez da Escola João Caruso receber os professores multiplicadores do NTE para uma explanação dos recursos do LINUX EDUCACIONAL. Os participantes puderam ter uma noção do uso adequado deste sistema operacional e das inúmeras vantagens que ele apresenta, bem como distinguir as  diferenças deste e do sistema operacional Windows, ambos presentes nos laboratórios das scolas estaduais. A Equipe aproveitou para indicar alguns endereços eletrônicos que podem ser explorados em várias disciplinas já que eles possuim planos de aulas específicos para trabalhos a serem desenvolvidos dentro da Sala de aula Digital.


--------------------------------------------------------------------


A Equipe do NTE esteve no dia 19 de junho, no Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando, para uma sensibilização junto aos professores para o uso adequado da Sala de Aula Digital. Apesar do pouco tempo disponível, foi possível mostrar algumas dicas de atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos, tendo a tecnologia como ferramenta pedagógica. A partir disso, o NTE aguarda os participantes para cursos extensivos na área.


------------------------------------------------------------------------------



Formação Continuada


Encerrou no último dia 30, mais um curso de “Introdução à Educação Digital” – IED, no Polo “B” com sede na cidade de Viadutos. Além de professores deste município, participaram também profissionais de Carlos Gomes, Gaurama, Marcelino Ramos e Maximiliano de Almeida. Num total de 40h, o curso enfocou noções básicas de Informática Educativa como Sistema Operacional Linux, Criação contas no Google e e-mails, Navegação, Blogs, Planilha de Cálculos, Impress- PowerPoint, entre outros.



Equipe do NTE parabeniza os professores participantes
e os aguarda para novas formações.