Ponto de encontro para quem curte Educação e tecnologias

Professor(a), se você acredita que é um(a) "eterno(a) aprendiz", não perca a oportunidade de renovar e ampliar seus conhecimentos. Inscreva-se nos cursos que a equipe do NTE em parceria com o MEC/SE-RS trazem até nossa região. O objetivo desse trabalho é lhe proporcionar novas possibilidades de ação em sua prática pedagógica, a partir do conhecimento do software Linux Educacional e da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Sem medo das tecnologias...



PCs: a sigla vem de personal computer, ou computador pessoal. Ela designa computadores de pequeno porte e desenvolvidos para uso pessoal, em oposição às máquinas mais antigas, que tinham grandes dimensões e custos inviáveis para se ter em casa.

REDE SOCIAL:  São portais na internet nos quais usuários criam perfis próprios e se comunicam e relacionam no mundo virtual. Há redes de muitos tipos, desde aquelas mais voltadas para o convívio social (como orkut e facebook) como outros que provilegiam comtatos profissionais ou a discussão de temas específicos.

MULTIMIDIÁTICO: No mundo atual, as tecnologias digitais permitem a combinação de múltiplas mídias - textos, vídeo, áudio, gráficos, fotografia, animação... - para apresentar informações de forma dinâmica e envolvendo mais de um sentido humano.

WEB 2.0: Refere-se a um segundo momento da internet: uma web participativa que incorpora seus usuários como autores, eles mesmos produzindo conteúdo ou interagindo em enciclopédias abertas como Wikipédia (www.wikipédia.org), redes sociais, blogs, ou microblogs, como o twitter ( www.twitter.com.br)


SKYPE: é um dos mais conhecidos programas de VoIP, ou Voz zobre IP, sistema que possibilita a telefonia através da Internet. Baixando-se o skype (www.skype.com/intl/pt/) fala-se de um computador para outro de forma gratuita, podendo-se também transmitir a conversa por vído ou fazer teleconferências. Adquirindo-se um crédito online, o software também pode ser usado para ligar do computador para telefones fixos ou celulares em dentro ou fora do Brasil.


GOOGLE EARTH: o programa desenvolvido pelo google (http://earth.google.com/intl/pt/) permite que se navegue pelo globo com o mouse, vendo imagens de satélite da terra e aproximando-se dos locais que se deseja explorar.


LOUSA DIGITAL:  é o quadro negro da era digital. Trata-se de um tela ligada ao computador e à internet,sensível ao toque (seja de uma caneta especial ou da ponta do dedo), na qual é possível aula.escrever, desenhar, destacar informações, exibir filmes, mapas ou gráficos, em suma, fazer num computador individual, de forma ampliada, diante da sala de aula.