Ponto de encontro para quem curte Educação e tecnologias

Professor(a), se você acredita que é um(a) "eterno(a) aprendiz", não perca a oportunidade de renovar e ampliar seus conhecimentos. Inscreva-se nos cursos que a equipe do NTE em parceria com o MEC/SE-RS trazem até nossa região. O objetivo desse trabalho é lhe proporcionar novas possibilidades de ação em sua prática pedagógica, a partir do conhecimento do software Linux Educacional e da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

quinta-feira, 10 de maio de 2007

NTE - Núcleo Tecnológico Educacional


O que é NTE?


São ambientes computacionais com contam com equipe interdisciplinar de Professores Multiplicadores e técnico qualificado, para viabilizar a formação continuada aos professores, gestores e assessorar escolas de rede pública (Estado e Município), no uso pedagógico desses equipamentos bem como na área técnica (hardware e software).
A proposta não era só montar laboratórios de informática nas escolas, no qual os alunos pudessem fazer pesquisas e digitar trabalhos. O que se pretendia era fazer com que a tecnologia se incorporasse às aulas, no ensino de todas as disciplinas. Para tanto não bastavam computadores, scanners, softwares, impressoras... Era necessário construir uma proposta pedagógica e oferecer formação para professores envolvendo a proposta metodológica com a utilização das tecnologias. Era necessário também ter uma pessoa em cada escola, que fosse responsável pelo espaço informatizado... mas para ser coerente com a proposta não poderia ser um técnico ou um estagiário, era imprescindível a presença de um professor que articulasse o trabalho desenvolvido nesse ambiente junto com o professor e os alunos - em cada escola deve existir o professor apoiador do laboratório de informática. Esta proposta se concretizou, tomou corpo e hoje está enraizada no fazer pedagógico dos professores.
Desta forma, o NTE tem a responsabilidade de orientar o trabalho com a informática educativa nas escolas da Rede Pública de Educação, sejam estaduais, da abrangência da 15ª CRE, ou escolas municipais da mesma região que receberam os laboratórios do PROINFO. É composto por professores do estado, formados em diferentes áreas ( matemática, pedagogia, ciências) mas que se especializaram em informática educativa em parceria com o PROINFO-MEC (Programa Nacional de Informática) do Governo Federal. Conta também com o empenho de uma da professoras multiplicadoras que tem buscado informações para fazer o suporte num caráter técnico.



Público-alvo:
# Professores,
# Equipe diretiva,
# Funcionários e
# Comunidade de todas as Escolas da Rede Estadual que possuem laboratório de informática e das Escolas Municipais que fazem parte do Proinfo.


Formação atual:
Professoras:
Rosicler Vargas - coordenadora do NTE,
Aladir Bonatto - professora multiplicadora,
Rosane Cardoso - professora multiplicadora,

apoio técnico.

Nenhum comentário: