Ponto de encontro para quem curte Educação e tecnologias

Professor(a), se você acredita que é um(a) "eterno(a) aprendiz", não perca a oportunidade de renovar e ampliar seus conhecimentos. Inscreva-se nos cursos que a equipe do NTE em parceria com o MEC/SE-RS trazem até nossa região. O objetivo desse trabalho é lhe proporcionar novas possibilidades de ação em sua prática pedagógica, a partir do conhecimento do software Linux Educacional e da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

quinta-feira, 24 de maio de 2007

3º encontro/ Professores - 2007






Nesse dia, trabalhamos com "Excel" e o "Cmap Tools"; todo esse trabalho propiciou retomarmos algumas questões sobre o trabalho na sala de aula visando a qualificação da Educação Matemática. O que fazer com os alunos na sala do laboratório de informática? Como proceder com os alunos frente os recursos disponibilizados, principalmente, o uso de regras? Todo o trabalho requer a atuação do professor como orientador da construção dos novos conhecimentos, pois tempo ocioso nesses ambientes é “encrenca”, já que os alunos são fera nessa área, conhecendo mais recursos que o professor.
Foram feitas leituras e redescobertas sobre o software Cmap Tools e sua aplicação nas salas de aula. Verificamos a aplicabilidade desse trabalho nas diversas áreas do conhecimentos, bem como indicamos as disciplinas que poderiam ser trabalhadas em um dos mapas analisados.
Produzimos um mapa conceitual sobre os PROJETOS DE APRENDIZAGEM trabalhados na aula anterior, isto é, a abrangência dessa metodologia e seus benefícios. Oportunidade para novas reflexões pedagógicas sobre as práticas em nossas salas de aula.
Exploramos os recursos do "Paint" através da bandeira pessoal, quando registramos através de desenho algumas questões com relevância profissional e pessoal, vale a pena visitar os blogs dessa turma para ver as obras de arte produzidas.

Nenhum comentário: